Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Em livro, ex-ministro Borges da Silveira analisa os 30 anos da Nova República do Brasil

(Foto: Dálie Felberg/Alep) - Em livro, ex-ministro analisa os 30 anos da Nova República do Brasil
(Foto: Dálie Felberg/Alep)

Trinta anos de Nova República e seis presidentes brasileiros. São estes os elementos do livro escrito pelo ex-ministro e ex-deputado federal paranaense, Luiz Carlos Borges da Silveira. O lançamento da publicação “Nova República: 30 anos de altos e baixos” aconteceu na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e certamente pode contribuir na análise sobre o conturbado momento pelo qual passa a política brasileira, bem como incentivar a participação da população no processo.

Além de fazer um balanço dos governos de José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o livro de Silveira se estende até o ano de 2016, com as investigações da Operação Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff. “Para não deixar a obra, de certa maneira, incompleta”, observa o ex-ministro.

O objetivo, destaca Silveira, vai além de fazer uma mera análise das gestões presidenciais, mas também pretende incentivar a população a participar ativamente do processo político brasileiro, uma vez que as decisões tomadas pelos eleitos influenciam diretamente na vida de todos.

“A motivação principal foi a operação Lava Jato. Espero que ela seja um divisor de águas no Brasil. Então encerrou um período na Nova República, 30 anos, de 1985 a 2015, e seria uma nova etapa. Eu fiz esse livro para registrar esse período, um período que teve muitos fatos marcantes: Constituinte, dois presidentes impedidos, uma série de coisas que aconteceram, para deixar para a história.

Temos culpa do que aconteceu de errado no Brasil. Espero que agora nós possamos retomar isso e por o Brasil no trilho.

A publicação é dividida em duas partes. Inicialmente, o ex-ministro faz uma descrição sobre o Regime Militar e apresenta os principais acontecimentos dos seis mandatos presidenciais da Nova República, junto com o que considera erros e acertos dos governantes. Em seguida, o autor apresenta dados sobre o período, referentes a diversos setores. A Operação Lava Jato e a saída de Dilma da presidência estão no capítulo especial “O Brasil Passado a Limpo”.

“É impossível imaginar que daqui adiante o país não venha a ser outro, em termos de decência, correção, ética e propósitos essencialmente patrióticos, em favor do Brasil e dos brasileiros, redimindo a política de todos os seus pecados centenários”, avalia Silveira.

Autor paranaense

Luiz Carlos Borges da Silveira nasceu na Lapa em 1940 e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atuou na política estadual, foi vice-prefeito de Pato Branco e assumiu o primeiro mandato de deputado federal em 1978. Foi Ministro da Saúde no governo Sarney e também trabalhou no estado do Tocantins.