Juiz manda PF investigar escuta ilegal na cela de Alberto Youssef

Por Pepita Ortega

escuta-ilegal-cela-alberto-youssef
Foto: Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

São Paulo, 22 (AE) – O juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, solicitou à Superintendência da Polícia Federal no Paraná que instaure inquérito sobre a escuta ilegal encontrada na cela do doleiro Alberto Youssef à época em que ele esteve preso na carceragem da corporação em Curitiba.

O magistrado considerou que sindicância da Corregedoria da Polícia Federal sobre o caso apontou ‘indícios concretos e documentados acerca do cometimento de graves delitos, em tese, na referida carceragem’.

Os relatórios da Polícia Federal foram encaminhados à 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba em maio, após determinação de Appio. Segundo o magistrado, a defesa de Youssef tentava acessar a investigação interna da PF há nove anos sem sucesso.

O juiz da Lava Jato então analisou a íntegra da sindicância e decidiu oficiar a PF no Paraná, sob o argumento de que é ‘dever de toda e qualquer autoridade pública encaminhar notícia de fato supostamente criminoso à autoridade policial’.

Assim, a Superintendência Regional foi instada “para que, querendo, instaure o competente inquérito policial para a rigorosa e necessária apuração dos fatos”.

PF instaurou quatro sindicâncias sobre escuta ilegal

Ao todo a Polícia Federal abriu quatro sindicâncias sobre a escuta encontrada pelo próprio Youssef em sua cela. O grampo teria captado diálogos do ex-doleiro entre 17 e 28 de março de 2014.

O primeiro procedimento sobre a escuta, aberto ainda em 2014, acabou arquivado sob o argumento de que não foi identificada ‘infração disciplinar’ durante as apurações. Na ocasião, a conclusão da PF foi a de que o grampo estava inoperante.

Já no bojo de uma segunda investigação, a Corregedoria da PF entendeu que houve sim captação de áudio, comprovada por arquivos encontrados no computador usado pelo agente Dalmey Fernando Werlang.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.