As estações-tubo na Linha Verde em Curitiba, localizadas no Bairro Alto (Estação Solar) e no Jardim Botânico, estão prestes a serem entregues.
Com inauguração prevista para novembro, esses pontos de embarque e desembarque integram o sistema de transporte público e promovem a mobilidade urbana sustentável na cidade.
Estações-tubo de 30 metros na Linha Verde
A Estação Solar está situada entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, próximo ao Conjunto Solar. Já a Estação Jardim Botânico encontra-se na Linha Verde, altura do número 8.300, sobre o viaduto das avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.
Cada uma dessas estações-tubo mede 30 metros de comprimento e possui capacidade para até 753 passageiros.
- Trânsito na BR-277 terá fluxo intenso no sentido Litoral do Paraná
- Bloqueio de ruas em Curitiba pode provocar trânsito em três bairros
A estrutura de vidro e metal é equipada com acessibilidade, plataformas elevadas, sinalização e painéis eletrônicos que informam os horários dos ônibus. Além disso, o sistema evaporativo mantém a circulação de ar nas áreas internas, garantindo mais conforto.
Obras de infraestrutura e mobilidade urbana
Para a instalação das novas estações-tubo, obras de infraestrutura foram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Na Estação Solar, o projeto incluiu pavimentação em concreto da canaleta exclusiva para ônibus, pavimentação das vias locais, execução de calçadas, canteiros com grama e iluminação pública.
Na Estação Jardim Botânico, houve a construção de calçadas, plantio de grama nos canteiros e melhorias na iluminação.