O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, se manifestou após fala polêmica sobre Curitiba.
Na noite de segunda-feira (8), durante participação no programa Roda Vida, da TV Cultura, o ministro disse: “Curitiba gerou o Bolsonaro, Curitiba tem o germe do fascismo”.
A fala ganhou proporção nas redes sociais, onde Gilmar Mendes foi criticado por internautas e políticos da capital paranaense.
Após a repercussão, o ministrou usou o Twitter na tarde desta terça-feira (9) para se manifestar sobre o assunto. Confira o tweet completo:
Gilmar Mendes critica Curitiba e Bolsonaro no Roda Viva
A declaração de Gilmar Mendes foi dada em resposta ao jornalista João Almeida Moreira, que o questionou o sobre um possível arrependimento ao impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil durante o governo de Dilma Rousseff, em 2016.
Durante o debate sobre o tema, puxado pelo jornalista para falar sobre a ascensão do bolsonarismo, Mendes destacou que “Curitiba gerou o Bolsonaro” e justificou a declaração polêmica.
“Todas as práticas que desenvolvem, investigações a sorrelfa, investigações atípicas. (…) Não é por acaso que até os procuradores, talvez até por falta de cultura, dizem assim: ‘nós aplicamos aqui o código processual penal do russo’, talvez quisessem dizer ‘do soviético’, mas o Moro tem o Código Penal dele próprio, ‘Russo’ era o nome dele”, afirmou o ministro.
- Leia mais sobre o caso: Gilmar Mendes diz que ‘Curitiba gerou Bolsonaro e tem germe do fascismo’
Confira a íntegra da declaração: