Jean Wyllys volta ao Brasil depois de quatro anos desde sua saída do país e renúncia ao terceiro mandato de deputado federal, enfrentando ameaças à sua integridade física.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, celebrou o retorno do ex-parlamentar do PSOL. “Nada se compara à sensação de voltar para casa. Seja bem-vindo de volta”, escreveu ela em uma rede social.
Wyllys, que foi para Barcelona para fazer doutorado após deixar o Brasil, postou uma mensagem em espanhol com uma foto sua em frente ao Palácio do Planalto, iluminado pelas cores do arco-íris em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, em 28 de junho.
“Cores vivas: meu Brasil não é apenas verde-amarelo!”, escreveu ele.
A decisão de Jean Wyllys de deixar o Brasil em 2019, no primeiro mês do governo Jair Bolsonaro, foi reportada pela Folha.
Jean Wyllys deixou o Brasil após receber ameaças
Eleito com 24.295 votos, Jean Wyllys afirmou que decidiu deixar a vida pública devido ao aumento das ameaças de morte, especialmente após o assassinato da vereadora Marielle Franco, também do PSOL. Desde então, ele vivia sob escolta, segundo a Folhapress.
De acordo com o ex-parlamentar, as conexões entre a família Bolsonaro e as milícias também influenciaram sua decisão de partir. “O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou abertamente, que sempre utilizou a homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”, acrescentou.
No dia em que anunciou sua saída do país, Bolsonaro, depois de mencionar que estava retornando da Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial, postou uma mensagem em uma rede social dizendo “Grande dia!”.
- Bolsonaro só pode disputar eleição presidencial de 2030; entenda
- TSE forma maioria para tornar Jair Bolsonaro inelegível
- Câmara cobra fiscalização contra de apps de mototáxi em Curitiba
Muitos internautas na época interpretaram a mensagem como uma referência a Wyllys, mas o então presidente negou posteriormente, explicando que se referia à conclusão de sua missão em Davos, ao retorno ao Brasil e à confiança no país refletida pelo resultado da Bolsa.
Jean Wyllys dá indireta a Bolsonaro em volta ao Brasil
Na sexta-feira (30), ao desembarcar no Brasil, Jean Wyllys compartilhou novamente um vídeo de boas-vindas publicado por Janja, usando a mesma expressão do ex-presidente, que havia sido recentemente declarado inelegível.
“Grande dia! (Acabo de chegar ao Brasil, em SP! Haja coração para tanta emoção com essa justiça cósmica!)”, publicou o ex-BBB e ex-parlamentar do PSOL.