Nivaldo Krüger, ex-deputado pelo Paraná, morre aos 94 anos

O ex-deputado e ex-senador pelo Paraná, Nivaldo Passos Krüger, morreu nesta quarta-feira (14) em Guarapuava, na região central do Paraná. Ele tinha 94 anos e morreu nesta madrugada em casa, de acordo com familiares.

nivaldo-kruger-morreu
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapuava

Além de deputado estadual, deputado federal e senador, Nivaldo Krüger também foi vereador e prefeito de Guarapuava. O município decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente em todos os órgãos municipais nesta quarta.

“Nivaldo dedicou sua vida à nossa cidade, deixando um legado de realizações e amor pela comunidade. Sua trajetória na política é um exemplo de dedicação ao serviço público. Que sua memória permaneça viva através de suas realizações e do amor que dedicou à nossa cidade”, lamentou Celso Góes, prefeito de Guarapuava.

O velório, aberto ao público a partir das 12h, será no Paço Municipal.

Quem foi Nivaldo Krüger

Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas se mudou para o Paraná quando ainda era criança.

Decidiu entrar na política em 1958, quando foi eleito vereador de Guarapuava. Também foi prefeito por três mandatos – de 1964 a 1969, 1973 a 1976 e 1983 a 1986. Entre 1971 e 1974, se elegeu deputado estadual do Paraná.

Já como deputado federal, exerceu mandato de 1979 a 1983. Como senador, teve uma atuação rápida. Assumiu em dezembro de 2002 a vaga deixada por Roberto Requião, na época eleito governador do Paraná, e deixou o cargo no fim de janeiro de 2003.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial da cidade (ACIG) e ocupava a Cadeira 28 da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).

Nivaldo Krüger também criou a Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da América Latina, fundou a Associação dos Municípios do Paraná e presidiu a Associação Brasileira dos Municípios.

Como escritor, produziu obras sobre a história de Guarapuava, além de pesquisas sobre o papel de câmaras legislativas e do Poder Executivo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.