A Câmara Municipal de Curitiba deu um importante passo para a criação do novo Parque da África, localizado no bairro Pinheirinho, na região sul da cidade.
O projeto de lei para oficializar a área ao lado da praça Zumbi dos Palmares como Parque da África, foi aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (3), com 26 votos favoráveis e 1 abstenção. A proposta retornará para confirmação final na quarta-feira (4).
Projeto e estrutura do novo Parque em Curitiba
O novo parque em Curitiba, que ocupará uma área de cerca de 70 mil m², tem um orçamento estimado em R$ 5 milhões, com previsão de lançamento da licitação ainda em 2024.
A proposta foi elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Obras Públicas, e inclui a criação de um lago para servir como bacia de contenção das águas pluviais do Ribeirão dos Padilhas.
Parque destaca importância histórica do povo africano
O Parque da África será um espaço de grande importância cultural e histórica, com o objetivo de reconhecer e celebrar a contribuição dos africanos e afrodescendentes na formação de Curitiba.
- Nova praça em Curitiba: saiba tudo sobre novo espaço
- Curitiba está entre cidades com maiores frequentadores de motéis
O local abrigará um museu afro-brasileiro, uma biblioteca, monumentos em homenagem a figuras históricas negras, e espaços para exposições, cursos e atividades culturais, como dança afro e rituais religiosos de matriz africana.
O projeto também contempla a criação de uma cachoeira artificial e a garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A ideia é que o novo parque no Pinheirinho seja um ponto de referência para a cultura afrodescendente na cidade, descentralizando as opções de lazer e cultura em Curitiba.