Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Ratinho Junior orienta prefeitos sobre obras realizadas pela Sedu

(Foto: Divulgação) - Ratinho Junior orienta prefeitos sobre obras realizadas pela Sedu
(Foto: Divulgação)

Nesta semana, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, deputado Ratinho Junior (PSD), vem recebendo prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e secretários municipais e os orienta sobre projetos, programas, equipamentos e obras que podem ser realizados pela Sedu/Paranacidade em conjunto com as prefeituras paranaenses.

“Mostramos a importância de preparar bons projetos para as obras previstas nos planos de investimento ou de manutenção das cidades. Deixamos claro que toda a equipe da Sedu e Paranacidade segue recomendações do governador Beto Richa, para que todos estejam sempre à disposição dos prefeitos e secretários municipais para orientar no melhor procedimento e como ter acesso às linhas de financiamento às obras e serviços”, disse Ratinho Junior.

Com o prefeito de Astorga, Antônio Carlos Lopes, o deputado Tiago Amaral (PSB) e o ex-prefeito Arquimedes Ziroldo Bega, o secretário conheceu detalhes do Consórcio de Infraestrutura e Desenvolvimento do Paraná, presidido por Ziroldo Bega. O ex-prefeito adiantou que o consórcio é um cesso e começou com apenas 11 prefeituras. “Atualmente, o consórcio reúne 105 municípios e há dezenas de outros querendo entrar. Nós queremos parceria com a Sedu para fortalecer e ampliar o consórcio no estado”, disse Lopes.

Meu campinho - Ratinho Junior recebeu ainda os prefeitos Adhemar Rejane (Marumbi) e Alessandro Ribeiro (Leópolis). Adhemar Rejane estava acompanhado dos vereadores Johnny Agostinho e Gian Buranelo. “Viemos conversar sobre a possibilidade de financiamentos para a implantação do programa Meu Campinho, um conjunto completo no centro da cidade e uma pista de caminhada na Vila Rural", disse o prefeito Marumbi.

Entre as prioridades elencadas pelos moradores da cidade, o prefeito citou a pavimentação de ruas e avenidas, recuperação de calçadas e a construção de um barracão industrial, para gerar mais emprego e renda. Já o prefeito de Leópolis, Alessandro Ribeiro, adiantou o interesse da cidade no Programa Calçadas Paraná. Além de Ratinho Junior, os prefeitos também são recebidos pelo diretor-geral da pasta, João Carlos Ortega, e pelo assessor especial da Sedu, Lúcio Tasso.

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho, pretende financiar de R$ 2, 8 milhões para obras de asfalto e pavimentação de ruas no centro da cidade, do Núcleo Manoel Olegário de Proença, do Distrito de Nova Amoreira e no Bairro São José. As obras devem incluir ainda o programa calçadas Paraná e a iluminação das vias.

Novas empresas - Takeda Filho adianta que o interesse do município é a de atrair novas empresas com a melhoria da infraestrutura do Parque Industrial. “Acredito que, em uma gestão, temos de colocar foco em tudo e tentar atender a população um pouco em cada necessidade”, afirmou Takeda, que também dará atenção à saúde e educação. O prefeito estava acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Vinicius Costa.

O prefeito de Clevelândia, Ademir José Gheller, também fará projetos para obras de pavimentação e compra de terrenos destinados à área industrial e para residências. “A cidade não tem barracões e é prioridade para gerar empregos e renda. A cidade é essencialmente agrícola. Temos uma safra muito boa de soja, milho, feijão, grãos. Por isso, precisamos também fazer a readequação de todas as estradas rurais. Ainda vamos investir em educação, como prioridade. Temos de construir mais escolas”, disse o prefeito que estava acompanhado do vereador Antonio Celso Borges Felisberto.

O prefeito reeleito de Maria Helena, Elias Bezerra de Araújo, se inteirou da capacidade de endividamento do município e sobre recursos, a fundo perdido. “Quero continuar as obras de pavimentação, para tentar colocar tudo nos trilhos. Já conseguimos pavimentar cerca de 50 quadras e ainda pretendo lutar para continuar e fazer recapes”, disse Araújo.

Também esteve na Sedu, o prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, que pretende investir em infraestrutura urbana e rural e adquirir novo maquinário. “Queremos investir na melhoria da qualidade de vida do povo”, disse.

Vereadores - Ratinho Junior ainda recebeu os vereadores de Carambeí: Antonio Coza, João Penteado e Emerson Sheik e conversaram sobre obras para a melhoria na urbanização da cidade. Os vereadores se interessaram muito pelo Projeto “Meu Campinho” e pretendem levar a proposta ao prefeito Osmar Chinato e já pensam em um local onde já existe um campinho e que pode ser melhorado e aprimorado com a implantação da academia da terceira idade e o parque infantil.

Ratinho Junior também recebeu a vereadora mais jovem do Paraná, Letícia Martins, de 18 anos, do legislativo de Pinhão. A vereadora, estudante de direito, adiantou que junto com deputado Hussein Bakri (PSC) resolveu o impasse do subsídio do transporte aos estudantes do ensino superior no deslocamento até a cidade de Guarapuava.