Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Vereador propõe que divulgação de lista de espera de pacientes seja obrigatória

(Foto: Colaboração O Bemdito) - Vereador propõe divulgação de lista de espera de pacientes
(Foto: Colaboração O Bemdito)

O vereador de Umuarama Matheus Barreto apresentou o projeto de Lei nº 30/2017 nesta semana. A proposta tem como objetivo tornar obrigatória a publicação das listas de espera dos pacientes do município.

De acordo com o vereador, se aprovado, o projeto de Lei obrigará a Prefeitura a divulgar na internet as listagens de pacientes que aguardam consultas com especialistas, exames e cirurgias pelo SUS em Umuarama.

Ele explica que o objetivo da medida é dar mais transparência na gestão da saúde pública na cidade. “A intenção é que o processo seja transparente e evitar o corte de filas, garantindo que o paciente saiba quando será atendido e colaborando com a Secretaria Municipal de Saúde a levantar o número exato de consultas, exames e cirurgias represados no sistema público municipal”.

Barreto diz que a espera pelo atendimento aflige muito os cidadãos. “É uma agonia para o paciente, que já está doente, ficar esperando por um tratamento, consulta ou exame que muitas vezes ele não tem nem ideia de quando vai acontecer. Diante da demora, a situação de saúde do paciente só piora. Com esta proposta queremos ajudar a tranquilizar as pessoas”, explica.

O projeto de Lei será encaminhado para as comissões da Casa na próxima semana e, se não houver nenhum problema, deve entrar em primeira discussão e votação no dia 8 de maio.

Colaboração O Bemdito