Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Vereador quer proibir patinetes nas calçadas

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC) - Vereador quer proibir patinetes nas calçadas
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Um projeto apresentado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pretende proibir a circulação dos patinetes nas calçadas de Curitiba. A proposta foi apresentada por Jairo Marcelino (PSD).

O vereador não detalha a punição. Pelo texto, a Prefeitura de Curitiba teria 60 dias, a contar da aprovação do projeto, para regulamentar os patinetes e definir de que forma os infratores seriam penalizados.

Na justificativa, Marcelino explica que o patinete elétrico é uma modalidade nova de transporte que precisa ser regulamentada. “O número de adeptos deste tipo de transporte é cada vez maior na cidade de Curitiba. Vem aumentando também o número de acidentes causados pelos seus usuários, que não deveriam estar circulando nas calçadas”, argumenta o parlamentar.

O parlamentar acredita que os acidentes podem ser combatidos com a proibição porque, segundo ele, os patinetes interferem no “livre deslocamento de pedestres”.

Discussões na Câmara

De acordo com a Câmara Municipal, os patinetes elétricos já foram citados em outros projetos; há também um pedido de informações feito pela vereadora Julieta Reis (DEM) que está relacionado ao modal; e uma sugestão ao Executivo foi enviada pelo vereador Bruno Pessuti (PSD).

Apesar disso, o projeto é a primeira norma sugerindo regras para o uso do patinete elétrico em Curitiba.

Colaboração CMC

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo