A geração de energia elétrica é um setor estratégico para qualquer país. Onde há meios de oferecê-la de forma abundante e barata, o desenvolvimento na economia está garantido.
Mas com o passar das décadas, os grandes projetos para produzir eletricidade também causaram impactos ambientais, obrigando a uma série de revisões e buscas de alternativas para evitar novos problemas.
As iniciativas que envolvem a energia solar representam alternativa viável para responder à altura dos diversos desafios para proteger o meio ambiente e garantir energia para todos.
O Brasil se insere de forma estratégica e promissora neste setor. Com posição geográfica privilegiada no globo terrestre para receber os raios solares em todas as estações do ano, o país assiste a um avanço constante no crescimento da energia solar.
Investimentos em energia solar
Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que as fontes de geração de eletricidade oriunda do Sol ocupam a segunda posição no quadro geral da matriz energética brasileira. Fica atrás apenas da geração disponibilizada pelas hidrelétricas.
Outro detalhe importante: de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as usinas solares vão responder por 90% de todos os investimentos em geração neste ano no país.
Foi por causa de cenários como esse que empresas especializadas começaram a surgir no Brasil para explorar o enorme potencial da energia fotovoltaica.
- Venda de veículos novos cresce 12,5% no Brasil em 2023
- Sorteio Nota Curitibana: veja bilhetes premiados em agosto
Fundada em 2015, com sede em Curitiba e atuação exclusiva no setor fotovoltaico desde sua criação, a Domínio Solar já conquistou números de respeito em menos de uma década de existência.
Seus projetos já acumulam mais de 50 Megawatt Pico (MWp) instalados. Cada MWp de potência instalada já seria suficiente, por exemplo, para abastecer 675 residências durante um ano. Ao todo, a empresa já ultrapassou a instalação de 80 mil módulos fotovoltaicos, com obras contratadas em 12 estados do país.
Pós-venda e atenção à economia e sustentabilidade
Esses resultados só foram possíveis devido a uma série de especialidades que a Domínio Solar acumulou à medida que expandia suas atividades. A empresa desenvolveu um programa próprio de soluções de engenharia com as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento obrigatório para obras que define quem são os responsáveis por ela.
No pós-venda, há ainda todo um portfólio como o controle de geração e compensação de energia, limpeza especializada, manutenção preventiva, testes de termografia, entre outros.
Ações associadas à construção e locação de usina (EPC) para suprir demandas de mercado dos clientes e especialistas para identificar as reais necessidades dos contratantes também integram a relação de serviços, todos eles focados em proporcionar economia e sustentabilidade para o cliente.
- Pontal do Paraná abre concurso público com 84 vagas para educação
- Universidades do Paraná abrem 430 vagas para pós-graduação; confira
Por falar nos diversas avanços que a energia solar reserva a qualquer negócio empresarial ou residencial, vale ressaltar que ela é renovável, não causa poluição e tem pleno potencial de gerar economia de até 90% na conta de luz, com retorno entre 5 e 6 anos.
Seu custo geral, portanto, é baixo, pois é de fácil manutenção e condições de instalação em qualquer área, como telhados, fachadas, silos e até na superfície da água.
Economia e sustentabilidade com energia solar
A energia solar é uma das ações de sustentabilidade que a Massa Digital apoia através do projeto “Conscientizar é Massa”. Ele tem o objetivo de estimular a comunidade a adotar práticas sustentáveis no dia a dia, além de reconhecer projetos empresariais que contribuam com um futuro melhor.