Quase 9.000 militares ucranianos morreram na guerra com Rússia, diz chefe das Forças Armadas

KIEV (Reuters) – Quase 9.000 militares ucranianos foram mortos na guerra com a Rússia, disse o chefe das Forças Armadas da Ucrânia nesta segunda-feira.

O número dado pelo general Valeriy Zaluzhnyi parece ser o primeiro fornecido pelo alto escalão militar da Ucrânia desde a invasão da Rússia em 24 de fevereiro.

Zaluzhnyi, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, afirmou em uma conferência realizada para homenagear veteranos militares e as famílias dos mortos que as crianças precisam de proteção em várias partes do país, incluindo a capital Kiev.

“Elas realmente não entendem nada do que está acontecendo e definitivamente precisam de proteção… porque seu pai foi para o front e possivelmente está entre os quase 9.000 heróis que foram mortos”, disse ele.

Zaluzhnyi não forneceu detalhes e não disse se o número que ele citou incluía todo o pessoal morto em ação, como guardas de fronteira. O presidente Volodymr Zelenkskiy afirmou na conferência que cerca de 1 milhão de pessoas estavam defendendo a Ucrânia como parte das Forças Armadas da Ucrânia ou outros serviços.

Zaluzhnyi não disse quantos civis foram mortos ou quantos russos Kiev estima terem sido mortos nos combates, mas o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia estimou o número de mortos militares russos em 45.400. A Rússia não informou quantos de seus soldados foram mortos.

A Reuters não pôde verificar as perdas sofridas por ambos os lados durante o que a Rússia diz ser uma “operação militar especial” para desmilitarizar sua vizinha menor e proteger as comunidades de língua russa. A Ucrânia e seus apoiadores ocidentais acusam Moscou de travar uma guerra de conquista ao estilo imperial.

(Reportagem de Natalia Zinets)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.