Em outubro e novembro, uma universidade de Curitiba fará atendimentos gratuitos para a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Para auxiliar a população, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com apoio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal do Brasil), fará o serviço com funcionários da Receita Federal. Além disso, terá o apoio de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis para tirar dúvidas sobre o processo de regularização do documento.
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos dos cidadãos brasileiros e sua irregularidade pode impossibilitar diversas ações, como movimentos em conta bancária, emissão de passaporte, compra e venda de imóveis e retirada de aposentadoria.
Veja também:
- Centro de Esporte e Lazer de Curitiba passa por reformas
- Mais de 1 milhão de veículos não pagaram o IPVA em 2023 no PR
“Há diversos motivos que podem levar um CPF a ficar irregular, seja suspenso ou até mesmo cancelado, entre eles a ausência de entrega de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)”,
comenta Hugo Dias Amaro, coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUCPR.
Os atendimentos para regularizar o CPF em Curitiba acontecem nos dias 16 e 17 de outubro, e 13 e 14 de novembro, das 12h às 17h, no Espaço HUB (Térreo), do Bloco Laranja (4) da PUCPR.
Não ter o documento regular pode prejudicar até mesmo a retirada do benefício do Bolsa Família e impossibilitar inscrições para concursos públicos.
Outras razões para a irregularidade são cadastros incorretos ou incompletos, medidas administrativas ou judiciais, alteração de nomes sem atualização na Receita Federal, entre outros.