Reuniões dos Comitês de Bacias Hidrográficas podem ser assistidas pela população

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Paraná, instituídos por normativas estaduais, permitem a participação da população em suas reuniões. Os debates sobre a gestão dos recursos hídricos também ficam disponíveis no canal do Youtube do CBH

Os comitês são responsáveis pela gestão das políticas públicas referentes aos usos dos recursos hídricos, a fim de garantir água em quantidade e qualidade para a população, além de preservar seu entorno e a biodiversidade.

Nesta semana, duas reuniões online foram realizadas pelo Comitê da Bacia do Alto Ivaí, que representa a região Central do Estado, e pelo Comitê da Bacia do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (CBH Coaliar), que representa os usuários de recursos hídricos de Curitiba e Região Metropolitana.

O Paraná possui 16 Bacias Hidrográficas, com 12 Unidades de Gestão. Cada uma tem seu comitê. Atualmente, apenas o 12º Comitê de Bacia aguarda a sua formalização por meio de Decreto Estadual.

Os comitês são gerenciados por representantes do poder público, sociedade civil e usuários. O Instituto Água e Terra (IAT) é o órgão executivo gestor do sistema estadual de recursos hídricos e desempenha um papel de agência de água dentro dos Comitês, fornecendo apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva deles.

Informações Agência Estadual de Notícias