Rótulos dos alimentos vão mudar a partir deste domingo no Brasil; entenda

A partir de domingo (9), os consumidores já poderão achar embalagens diferentes das que estão acostumados. Isso porque as novas regras de rotulagem exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão passar a valer. 

Com o objetivo de melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes, a agência impôs uma série de mudanças nos rótulos de produtos alimentares. Agora, a tabela de informação nutricional passará a ser branca com letras pretas para ressaltar a informação, será obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para facilitar a comparação de produtos.

Além disso, a tabela deverá ser localizada, em geral, próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua. O número de porções também passa a ser obrigatório.

Mas a mudança mais radical é a identificação na frente da embalagem, na parte superior, dos produtos com alto teor de açúcar, gordura saturada e sódio que, em excesso, podem fazer mal à saúde.

A regra passa a valer imediatamente para produtos que forem lançado em 9 de outubro e após a data. Para os produtos que já se encontram no mercado, há prazos diferentes de adequação.

Informações de SBT News