Senadora dos EUA questiona Amazon e Google sobre assistentes domésticos

Por Paresh Dave

Senadora Amy Klobuchar durante sessão do Congresso norte-americano

(Reuters) – Amazon.com e Google precisam dar mais detalhes sobre como seus assistentes digitais vão aceitar competição e proteger a privacidade dos usuários, afirmou a senadora norte-americana Amy Klobuchar em carta às empresas.

No texto, a presidente do subcomitê de defesa da concorrência da Comissão Judiciária do Senado afirma que testemunhos de advogados das companhias na semana passada a deixaram com preocupações sobre o poder de mercado de ambas nesse mercado em rápido crescimento.

A senadora pediu às empresas para identificarem quais de seus produtos vão suportar uma recém anunciada aliança do setor conhecidada como Matter. O grupo, que inclui Apple, Ikea e outras empresas, pretende fazer com que aparelhos de automação doméstica, como luzes e alto-falantes conectados à internet, de vários fabricantes poderão se conectar entre si.

“Por qual período de tempo vocês se comprometem em apoiar o projeto de interoperabilidade Matter e quem em suas empresas será responsável por determinar a extensão de seu compromisso com o Matter?”, escreveu Klobuchar na carta enviada à Amazon e ao Google.

A senadora pediu para as empresas responderem até 2 de julho e também para esclarecerem dúvidas sobre coleta de dados por assistentes de voz e como esta informação é utilizada.

Empresas como Sonos e outros fabricantes de eletrodomésticos reclamaram na semana passada sobre táticas anticompetitivas adotadas por grandes companhias de tecnologia.

Klobuchar afirmou na ocasião que a linha de alto-falantes inteligentes da Amazon, Echo, tem mais de 50% do mercado enquanto os produtos Nest, do Google, possuem 30%.

(Por Paresh Dave)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5M16U-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.