O Setembro Verde destaca uma importante conscientização: o câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, um dos tipos mais comuns da doença em todo o mundo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil estima-se que mais de 40 mil novos casos são diagnosticados todos os anos. O câncer de intestino é considerado o segundo mais comum no país, tanto em homens como mulheres.
Os fatores de risco são a idade, histórico familiar, dieta rica em gordura e pobre em fibras, o consumo excessivo de carne, sedentarismo e tabagismo.
Veja também:
- Não precisa ter pena: pode por os avós para fazer força
- Pesquisa mostra bairros que mais valorizaram em Curitiba no último ano
A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de intestino. Mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia ou constipação persistentes, sangramento retal, dor abdominal, perda de peso inexplicável e fadiga constante são sinais de alerta.
Setembro Verde: prevenção do câncer de intestino
A colonoscopia é o principal exame para rastreio de lesões suspeitas. O Ministério da Saúde indica que todas as pessoas, mesmo que assintomáticas e sem histórico familiar, devem realizar o exame a cada 5 ou 10 anos, a partir dos 50 anos de idade.
O tratamento do câncer de intestino pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas abordagens, dependendo do estágio da doença.
O câncer de intestino é uma doença que pode ser tratada com sucesso, principalmente quando diagnosticada em estágios iniciais.
*com supervisão de Gabriel Sartini.