A primeira superlua de agosto poderá ser vista de qualquer lugar do planeta nesta terça-feira (1º), de acordo com o Observatório Nacional. Para observar, basta que o tempo esteja limpo e o céu esteja sem nuvens.
O fenômeno vai apresentar uma Lua mais brilhante do que o normal e pode ser observado a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais.
Além da superlua desta terça, haverá uma segunda no fim do mês, prevista para o dia 30 de agosto. Nesse caso, o fenômeno recebe o nome de ‘superlua azul’ porque será a segunda Lua cheia do mês.
Qual o melhor horário para ver a superlua?
Os astrônomos indicam que o melhor horário para observar a primeira superlua de agosto é a primeira hora depois da Lua nascer – nesta terça, isso deve ocorrer por volta das 17h40, no momento do pôr do Sol.
Esse é o melhor horário indicado porque, segundo os astrônomos, é o momento em que ela estará mais perto da Terra e, por isso, parecerá maior e mais brilhante. A Lua também poderá parecer amarelada ou vermelha, dependendo da localidade.
O que é a superlua?
Embora não seja consenso entre os cientistas, o termo superlua é usado para os momentos em que a Lua fica mais brilhante e maior visualmente.
- Linha Turismo de Curitiba terá desconto de 40% no bilhete durante agosto
- Brasil x Jamaica altera serviços municipais de Curitiba nesta quarta (2)
- Cobrança do licenciamento de veículos no Paraná começa nesta terça-feira (1º)
Isso acontece porque o satélite natural está no ponto mais próximo da Terra dentro de sua órbita – o perigeu. A distância que caracteriza uma superlua, no entanto, varia de acordo com os institutos de pesquisa.