Tecnologia é aliada na retomada do crescimento das indústrias de alimentos

Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho, se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%.

Foto: Divulgação

Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital.

Um processo de informatização pode aumentar muito a produtividade e reduzir as perdas em uma indústria. A porcentagem varia de empresa para empresa, quanto de seu processo está automatizado e quanto pretende investir para aumentar a produtividade. Dependendo da situação, a melhoria pode chegar, no mínimo, em 10% em produtividade, mas temos uma média de 30 a 40% na redução de perdas e aumento de efetividade.

Tudo começa na gestão. Muitos gestores, às vezes, caem em uma rotina e não têm tempo para fazer melhorias nos processos. Para isso, é preciso ter ferramentas, como um ERP, que o permita “enxergar” onde estão os problemas nos processos. É fundamental e faz uma diferença muito grande quando o gestor tem a informação que precisa na hora em que precisa. 

No caso de empresas de Food Service, existem processos e rotinas específicas para esse ramo, e o ERP e soluções implementadas devem levar isso em conta. Quando você começa a fazer customizações para adequar o sistema ao processo é onde começam a aparecer os custos e as dores de cabeça.

Falando em indústrias alimentícias, temos cases cuja informatização está presente em 90% da empresa: isso significa redução de custos e tempo de implantação.

Um exemplo emblemático nesse sentido foi o da empresa assistida por nós da Golden IT, a Cymco Alimentos. Mesmo com a pandemia, a empresa conseguiu bom crescimento nas vendas e precisava aumentar a capacidade produtiva, mas não sabia exatamente como. Considerando que a construção de uma fábrica nova é um processo bem demorado, a Cymco precisava resolver problemas pontuais na fábrica atual.

Com uma empresa parceira, desenvolvemos a automatização do chão de fábrica, iniciando o processo de digitalização dos apontamentos. Como a Cymco já tinha o ERP da Golden, buscar os dados e trabalhar em cima da automação cortou muitos caminhos. Já na primeira fase, durante a análise, foram identificados os gargalos da produção e feito investimentos assertivos.

Resultado: desde o início do processo, a empresa teve crescimento de 30% das vendas, conseguindo atender com tranquilidade a demanda. Com isso, a construção da nova fábrica pode ser feita com mais tranquilidade.

O uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de produção das indústrias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.