Guarapuava, no centro-oeste do estado, passou a receber oficialmente o 5G — a frequência 3,5 GHz, necessário para a operacionalização das redes móveis de quinta geração. O sinal começou a ser transmitido para o bairro Cidade dos Lagos, mas deve se estender por todo o município. Na última quarta-feira (3), a configuração foi concluída e foi possível utilizar efetivamente a rede de testes.
A iniciativa prevê o desenvolvimento tecnológico e integrado entre o bairro e a cidade. Vilso Dubena, um dos empresários à frente do empreendimento, relata que o compromisso assumido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que o sinal seja ofertado a partir de 2027 para cidades com mais de 100 mil habitantes.
Nesse sentido, Guarapuava, que possui mais de 190 mil habitantes, desponta no pioneirismo no sinal em um projeto-piloto que contempla Cidades Inteligentes.
“Quando estivemos em Barcelona, no fórum mundial de Smart City, vimos que vários países já possuíam o 5g. As tecnologias implantadas nessas cidades são de alto nível, sendo possível a aplicação em bairros planejados. Aqui no Brasil, não tínhamos esse modelo ainda. O 5g vai proporcionar um desenvolvimento enorme. Com essa tecnologia, vamos poder fazer uma cirurgia por robótica, passear tranquilos com a segurança de drones, assistir filmes com qualidade e tantos outros avanços para a cidade”, analisa.
Sinal 5G no Paraná
A Anatel esclarece que as liberações do sinal 5G ocorrem quando é concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satélite para a banda Ku.
Veja também:
- Festival do Pinhão em Curitiba começa nesta quinta
- WhatsApp vai deixar de funcionar em alguns celulares; confira
Porém, a liberação antecipada de estações do sinal nessas cidades não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, que depende do interesse de cada operadora de acordo com o cronograma estabelecido no edital.
Curitiba e Londrina foram as cidades que tiveram o sinal liberado ainda em 2022. Guarapuava desponta como pioneira no interior do estado, uma vez que já está com o sinal em funcionamento.
Cidades autorizadas a receber o 5G
- Adrianópolis
- Agudos do Sul
- Almirante Tamandaré
- Apucarana
- Arapongas
- Araucária
- Balsa Nova
- Bocaiúva do Sul
- Cambé
- Campina Grande do Sul
- Campo do Tenente
- Campo Largo
- Campo Magro
- Cerro Azul
- Colombo
- Contenda
- Curitiba
- Doutor Ulysses
- Fazenda Rio Grande
- Itaperuçu
- Ibiporã
- Lapa
- Londrina
- Mandirituba
- Piên
- Pinhais
- Piraquara
- Quatro Barras
- Quitandinha
- Rio Branco do Sul
- Rio Negro
- Rolândia
- São José dos Pinhais
- Tijucas do Sul
- Tunas do Paraná
- Cascavel
- Guarapuava
- Marialva
- Marilândia do Sul
- Maringá
- Matinhos
- Ponta Grossa
- Tamarana
- Telêmaco Borba