Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Análises laboratoriais do IAP podem ser acessadas pela internet

(Foto: Divulgação/IAP) - Análises laboratoriais do IAP podem ser acessadas pela internet
(Foto: Divulgação/IAP)

A partir dessa segunda-feira (19), os laboratórios do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) disponibilizam os resultados de suas análises por meio eletrônico. Com a novidade, os escritórios regionais e usuários do IAP que solicitam análises laboratoriais de qualidade da água, do solo e efluentes para verificar a contaminação do ambiente receberão as informações por e-mail e também podem acessá-las no site do instituto. 

Antes, os laudos eram impressos e encaminhados aos usuários e escritórios regionais que atendem acidentes e recebem as denúncias. “O processo era mais demorado, pois além do tempo de análise havia o período do envio das informações por meio físico, com o uso de grande quantidade de papel. Agora igualamos nossos serviços aos demais laboratórios”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Chaves. 

Ela acrescenta que serviço ficou mais acessível e transparente para a população. “A disponibilização dos laudos online dá continuidade ao trabalho que estamos fazendo desde 2011, como o desenvolvimento do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), o monitoramento online da qualidade do ar, requerimento de mudas pela internet e outros”, destaca o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto. 

Para acessar os documentos, os interessados podem entrar no site do IAP (www.iap.pr.gov.br) clicar no link “Acompanhe sua solicitação/protocolo” e selecionar uma das opções: “Consulta de Resultado de Laudos” ou “Verificação de Autenticidade de Laudos”. Os laudos também serão encaminhados para o e-mail informado no protocolo da solicitação de análise laboratorial. 

LABORATÓRIOS

O IAP possui três laboratórios, em Curitiba, Londrina e Toledo, que fazem análises de diversos tipos de contaminação ambiental para todos os seus escritórios regionais e também para os cidadãos que têm interesse na qualidade ambiental de determinada área. 

Em geral, as análises envolvem a medição da qualidade da água, contaminação de solo e análises microbiológicas - de materiais biológicos contaminados, como peixes mortos. Esses exames muitas vezes fundamentam autos de infração na fiscalização de contaminação do meio ambiente e no atendimento a acidentes ambientais.

Com informações da AEN