Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, ordenada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, muitos brasileiros migraram para outras plataformas sociais, com destaque para o Bluesky.
Financiado pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, o Bluesky registrou um aumento significativo de usuários nos últimos dias, principalmente com a chegada de brasileiros.
Na sexta-feira (30), o Bluesky atingiu um pico de 2,07 milhões de postagens, com o português superando o inglês como a língua mais usada na plataforma.
Em resposta à suspensão do X, mais de 1 milhão de brasileiros se cadastraram no Bluesky em desde sexta-feira (30), aumentando sua base para cerca de 7 milhões de usuários ativos.
Bluesky registra aumento recorde de atividade no Brasil
O Bluesky comemorou a chegada em massa dos brasileiros, que estabeleceram novos recordes de atividade na plataforma. “Brasil, você está estabelecendo novos recordes de atividade no Bluesky”, anunciou a plataforma em suas redes sociais.
Com a suspensão do X, muitas personalidades e usuários comuns do Twitter começaram a explorar alternativas como Bluesky, Threads, Mastodon, entre outras.
A Meta, dona do Instagram, aproveitou o momento para promover o Threads, lançando anúncios direcionados a seus mais de 2 bilhões de usuários. A Meta não comentou o aumento de adesões até a publicação desta matéria.
Novos recursos e expansão do Bluesky
Antecipando o aumento de novos usuários, o Bluesky lançou atualizações para melhorar a experiência do usuário e reduzir a toxicidade na rede.
Dentre as novidades, estão recursos que permitem desvincular postagens citadas e ocultar respostas, além de um sistema de notificações prioritárias para filtrar atualizações.
A plataforma também anunciou que, em breve, permitirá a inclusão de vídeos, ampliando as funcionalidades para atrair ainda mais usuários.