Como bloquear ligações de telemarketing? As ligações abusivas incomodam diversos usuários de telefonia fixa e móvel.
No Paraná, os usuários podem bloquear essas chamadas por meio do Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (CBRLT). O serviço atende uma lei estadual e tem o objetivo de proteger os consumidores de ligações indesejadas.
O sistema conta com mais de 331 mil consumidores ativos. O serviço permite cadastro tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Cerca de 605 mil números de telefone já foram registrados para bloqueio de telemarketing.
O serviço também ajuda as empresas de telemarketing a identificar quais números estão bloqueados. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as multas podem variar de R$ 900 a R$ 12 milhões.
Como bloquear ligações de telemarketing?
Para realizar o bloqueio de ligações de telemarketing, os usuários podem acessar o portal do Procon-PR, ligar para 0800 41 1512 ou visitar uma das sedes do órgão no Paraná.
VEJA TAMBÉM:
- Estudantes do Paraná podem se inscrever para estágio no Canadá
- Rodovia do Paraná terá novos “radares”: veja trechos
O usuário deve registrar o(s) número(s) de telefones, fixo ou móvel, que estiver em nome do titular da linha(s), na abrangência do Paraná, no cadastro.
O consumidor precisa fornecer dados como nome, nº do RG e CPF, endereço, CEP, telefone e e-mail. Todo o serviço é gratuito.
Após 30 dias da inscrição da(s) linha(s) telefônica(s) no Cadastro, as empresas de telemarketing estarão proibidas de efetuar as ligações.