O Google lançou no Brasil nesta quinta-feira (12) a plataforma Bard, chatbot de inteligência artificial semelhante ao ChatGPT. A ferramenta mal chegou e já despertou a curiosidade dos brasileiros ávidos por novidades tecnológicas. Mas afinal, como funciona o Google Bard?
O lançamento do Google Bard no Brasil acontece dois meses depois do serviço ser lançado de forma global – apenas o Brasil e a União Europeia ainda não tinham a ferramenta disponível. O Bard está disponível em mais de 40 idiomas, incluindo o português.
Anunciado em fevereiro deste ano, meses depois do lançamento do ChatGPT, da OpenAI, o Bard chega para concorrer com o serviço mais famoso. De acordo com o Google, as pesquisas por inteligência artificial mais do que dobraram no Brasil no último ano.
Segundo a gigante da tecnologia, a demora para o lançamento da plataforma no Brasil e na União Europeia não se deve às polêmicas tentativas de regulamentação dos serviços online, mas sim para adaptar a ferramenta a outros idiomas.
Como funciona o Google Bard?*
- Vá para o site do Bard;
- Digite sua consulta na caixa de texto;
- Clique no botão “Enviar”;
- O Bard gerará uma resposta;
- Você pode ler a resposta e, se necessário, solicitar uma modificação;
- Para solicitar uma modificação, digite sua solicitação na caixa de texto e clique no botão “Enviar”;
- O Bard gerará uma nova resposta com base em sua solicitação;
- Você pode continuar a solicitar modificações até ficar satisfeito com a resposta.
Veja dicas para usar o Bard com eficiência*
- Seja específico em sua consulta. Quanto mais específico você for, melhor o Bard será capaz de gerar uma resposta relevante;
- Use linguagem natural. Não há necessidade de usar linguagem formal ou técnica ao usar o Bard;
- Seja paciente. O Bard pode levar alguns minutos para gerar uma resposta, especialmente se sua consulta for complexa.
Bard tem novos recursos logo no lançamento
Junto com o lançamento no Brasil, o Google Bard traz uma coluna ao lado esquerdo onde é possível deixar fixadas as conversas e interações mais importantes.
Também está disponível o recurso de receber a resposta em voz (text to speech), com uma gravação em áudio da resposta gerada pela ferramenta.
- Campanha promove ‘encontro’ de Elis Regina e a filha Maria Rita
- 5G supera 10 milhões de usuários em um ano de operação no Brasil
- Threads não permite deletar conta sem sair do Instagram
Pelo Bard, o usuário também pode compartilhar respostas com outros usuários e exportar códigos de programação em Python, por exemplo.
Além disso, em breve o serviço também terá um botão que vai permitir alterar o formato das respostas, como aumentar, tornais mais casual ou mais formal, ou simplificar as informações. Por enquanto, essa funcionalidade só está disponível em inglês.
*O tutorial foi gerado pelo próprio Google Bard a pedido da reportagem do Massa News. O passo a passo e as dicas funcionaram sem problemas.