Um estudo apontou que Curitiba é a cidade que mais usa 5G no Brasil. O resultado foi divulgado em menos de nove meses do início da transmissão da quinta geração das redes móveis na capital.
De acordo com o CEO da operadora TIM no Brasil, Alberto Griselli, Curitiba faz uso de 15% do offload (tráfego de dados) de 5G ofertados.
O serviço está disponível em todos os bairros da cidade pela operadora TIM. O offload curitibano é maior que os 10% utilizados, em média, nas outras capitais brasileiras, onde o 5G já é ofertado.
Veja também:
- 5G começa a funcionar em Guarapuava
- Ônibus elétricos devem começar a rodar em junho de 2024 em Curitiba
Em 2019, a capital paranaense foi a primeira cidade brasileira a modernizar a legislação para a instalação das antenas que pavimentaram a chegada do 5G.
A modernização tornou Curitiba a primeira capital do país a receber a nova tecnologia em alta escala, com o sinal da TIM, em 16 de agosto de 2022.
De lá para cá, a operadora instalou 233 antenas para a quinta geração da transmissão de dados via internet. Até o final de 2023, a previsão é chegar a 250 pontos. A velocidade média de download do 5G em Curitiba é acima de 600 Mbps, segundo o Speedtest Ookla.