O implante de chip cerebral da Neuralink teve um resultado positivo: o primeiro paciente humano que usou o dispositivo conseguiu mexer um mouse de computador usando seus pensamentos.
A informação foi confirmada pelo fundador da startup, o bilionário Elon Musk. Na plataforma X (antigo Twitter), Musk afirmou que o paciente parece ter se recuperado totalmente.
“O paciente é capaz de mover um mouse pela tela apenas pensando”,
afirmou em um evento do Spaces no X.
Além disso, o bilionário relatou que o próximo passo da Neuralink é fazer com que o paciente acione o botão do mouse diversas vezes.
O implante de chip cerebral aconteceu em janeiro, após a empresa receber aprovação para o recrutamento de testes em humanos em setembro.
De acordo com a Reuters, a empresa foi multada por violar as regras do Departamento de Transportes dos EUA com relação à movimentação de materiais perigosos.
Implante de chip cerebral
A Neuralink comunicou que o estudo utiliza um robô para implantar um interface cérebro-computador em uma região do cérebro que controla a intenção de se mover.
Veja também:
- Avião cai em rodovia nos Estados Unidos: vídeo impressionante mostra queda
- Kenneth Smith é o 1º homem executado por asfixia com nitrogênio
O objetivo inicial do estudo, segundo a empresa, é permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou um teclado usando seus pensamentos.
Musk afirma que a Neuralink vai facilitar a rápida inserção cirúrgica de seus dispositivos. Ela pode ser usada para tratar obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.
Avaliada em cerca de US$ 5 bilhões no ano passado, a Neuralink passa por repetidas solicitações de análise em relação a seus protocolos de segurança.