Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Latinoware 2016 bate recorde com mais de 5 mil participantes em Foz

Foto Oficial Latinoware 2016. (Colaboração: Assessoria) - Latinoware 2016 bate recorde com mais de 5 mil participantes
Foto Oficial Latinoware 2016. (Colaboração: Assessoria)

Recorde de público, forte engajamento dos participantes, soluções inteligentes e criativas, inovações tecnológicas em várias áreas e, sobretudo, pluralidade de pensamentos e ideias compuseram o cenário da 13ª edição da Latinoware 2016 (Conferência Latino-Americana de Software Livre), realizada nos dias 19, 20 e 21 de outubro, nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Considerado um dos maiores eventos de software livre do mundo, a Latinoware 2016 reuniu, neste período, mais de cinco mil pessoas de mais de 10 países e também de 22 estados brasileiros. Pesquisadores, especialistas e colaboradores apresentaram centenas de propostas e projetos revolucionários, desenvolvidos a partir de programas e sistemas de software livres.

Palestra Magna 

Mais uma vez, a palestra magna foi proferida pelo genial Jon "Maddog" Hall, diretor executivo da Linux Internacional e considerado “papa” do software livre no mundo.

No Cineteatro dos Barrageiros lotado, Maddog alertou o Brasil para usar melhor as aplicações relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Por ano, disse ele, o País desembolsa cerca de R$ 3,7 bilhões (aproximadamente US$ 1 bilhão) para o pagamento de licenças de softwares desenvolvidos em outros países.

Para contrapor este cenário, o especialista ressaltou a importância de elevar o grau de uso de modelos que operem em soluções de software livre. “As soluções desenvolvidas em software livre poderiam ser melhor aproveitadas, pois possui como característica a possibilidade de personalização da ferramenta conforme as necessidades do usuário”.

Painéis Centrais 

Em termos gerais, a 13ª edição da Latinoware (2016) apresentou cinco painéis centrais no desenvolvimento de mais de 250 atividades: Latinoware Negócios, 2 Fórum Latino Americano de Hardware Livre, 2 Agenda Latin-Sec com foco no âmbito da segurança, Robótica Livre e Hardware Livre, Campanha “Cuidando de Viver” que integrou-se ao Movimento Internacional Outubro Rosa, arrecadando milhares de unidades de gelatina para pacientes que passam por tratamento de câncer, além das palestras, mini-cursos, concursos e competições digitais.

“A Latinoware se destacou, novamente, por reunir um amplo conteúdo de informações, ideal para que estudantes, professores, pesquisadores e especialistas compartilhassem os seus conhecimentos no mesmo ambiente”, afirmou o superintendente de Informática da Itaipu, Jose Washington de Medeiros.

Colaboração: Assessoria