Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Novo simulador de direção objetiva treinar 50 mil motoristas e reduzir número de acidentes

(Foto: Divulgação / SEST SENAT) - Simulador deve treinar 50 mil motoristas e reduzir número de acidentes
(Foto: Divulgação / SEST SENAT)

Um levantamento realizado em 2014 pela Southern California Research Instituto apontou que o uso de simuladores na formação e especialização de condutores reduz em até 50% o número de acidentes nas estradas. Esses equipamentos, como o que acaba de ser instalado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Curitiba, proporcionam vivências que não podem acontecer nos testes reais.

Ou seja, com o auxílio de um simulador, o motorista pode percorrer cenários como estradas não pavimentadas, vias rurais, asfalto molhado, além de se deparar com situações de risco, como animais na pista, pessoas correndo e aquaplanagem.

O lançamento na capital paranaense, marcado para o dia 2 de dezembro, faz parte do projeto “Simulador de direção SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito”, que tem como meta capacitar 50 mil motoristas de caminhão, carreta e ônibus, no período de três anos.

A direção segura e eficiente é fundamental para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito e para a economia de combustível. Outra vantagem é o menor custo de manutenção dos veículos e do impacto ao meio ambiente. “Além de contribuir para a segurança, o treinamento com os simuladores será importante para a redução de custos dos transportadores”, afirma o diretor da Federação de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc), Roberto Teixeira.

No total, serão investidos R$ 41,56 milhões no projeto que contempla as principais cidades do Brasil. Dentro do investimento também está o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Cada simulador custa, em média, R$ 692,7 mil, "um investimento alto, mas que será de grande importância na formação desses profissionais, já que os motoristas poderão vivenciar situações de risco, por meio da capacitação com tecnologia avançada", destaca Teixeira.

Instalado há poucos dias em Curitiba, o simulador ganhou uma sala específica para o treinamento na sede do SEST SENAT, no Boqueirão. A nova infraestrutura utiliza recursos de alto padrão tecnológico e didático, com sistema de som e imagens. O conteúdo dos cursos aborda temas como condução segura e econômica, situações de risco, manobras, uso de tecnologias embarcadas, aperfeiçoamento de motoristas para o transporte de passageiros e cargas especiais.

A previsão é que até junho de 2017, todos os 60 simuladores estarão instalados nas unidades do SEST SENAT espalhadas pelo Brasil. “O simulador de Londrina, por exemplo, está terminando de ser instalado, e em 2017, as unidades do SEST SENAT de Foz e Ponta Grossa receberão também o equipamento”, finaliza Roberto.

Sobre a Fepasc

A união de dez sindicatos patronais forma a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina, a Fepasc. Representando aproximadamente cem empresas de transporte, a entidade abrange vários segmentos: rodoviário urbano, metropolitano, intermunicipal, interestadual e de fretamento e turismo. Por representar um número expressivo de empresas, a Fepasc possui uma cadeira no Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte, com isso as demandas do Paraná e de Santa Catarina são expostas e representadas em âmbito nacional.

Sobre o SEST SENAT

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. Elas foram criadas a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. As entidades têm se firmado como substanciais colaboradores para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. O SEST SENAT está presente em todos os estados brasileiros.

Colaboração Assessoria de Imprensa