Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Palestra aborda a relação das crianças com a tecnologia

As crianças estão tendo contato com a tecnologia cada vez mais cedo e nem sempre esse acesso ao ambiente digital acontece de forma adequada e consciente por parte dos pequenos e dos responsáveis. Para orientar os pais sobre o assunto, a Maple Bear Canadian School realiza a palestra “O espaço da tecnologia na vida das crianças: benefícios e prejuízos”, no dia 27 de outubro, em Londrina. A palestra será ministrada pelas jornalistas Carolina Avansini e Erika Zanon, da Toda Rede Comunicação. No mesmo dia também será realizado o lançamento de uma coleção de livros que abordam o tema, com a presença da autora, a jornalista Cassiana Pizaia.

Para a diretora da Maple Bear em Londrina, Andrea Pizaia Ornellas, a ideia de realizar um evento sobre o tema surgiu da necessidade de refletir sobre o envolvimento das crianças com a tecnologia, que acontece cada vez mais cedo e com mais intensidade e que pode resultar em prejuízos para o seu desenvolvimento. Os danos estão relacionados, por exemplo, à habilidade de aprendizagem, dificuldade de concentração na sala de aula, desenvolvimento emocional, comprometimento dos relacionamentos pessoais e do desenvolvimento físico. “A tecnologia está muito presente na vida das crianças, não tem como evitar, mas é preciso refletir a respeito do tempo de exposição delas às telas e para os perigos desse universo”, destaca Andrea.

Carolina e Erika atuam há mais de 15 anos na área da comunicação, como repórteres e também na produção de conteúdo para redes sociais. No trabalho diário que também envolve o monitoramento de mídias digitais, estão sempre estudando o desenvolvimento da tecnologia e a relação e o comportamento das pessoas com as redes sociais. Para Erika, especialista em marketing digital, o ambiente digital é muito dinâmico e atraente, principalmente para os pequenos, que precisam ser orientados e ter o acompanhamento dos pais para entrar nesse universo.

Carolina lembra que o acesso precoce às tecnologias pode afetar o desenvolvimento cognitivo das crianças, gerando dificuldades de concentração e continuidade de raciocínio lógico. “Entre os mais pequenos, a prioridade da rotina devem ser as brincadeiras, inclusive ao ar livre”, destacam as jornalistas.

No dia da palestra também acontecerá o lançamento e a noite de autógrafos com a jornalista Cassiana Pizaia, uma das autoras dos livros infantis da coleção Crianças na Rede, que trata dos perigos no uso das tecnologias, da Editora do Brasil. São quatro livros que abordam, entre outras questões, o cyberbullying, situações ameaçadoras em que os pequenos podem se envolver na internet e o uso exagerado da tecnologia pelas crianças, que acabam perdendo o que acontece no seu dia a dia, inclusive as brincadeiras.

Serviço

Palestra: O espaço da tecnologia na vida das crianças: benefícios e prejuízos

Lançamento dos livros da série Crianças na Rede, com a presença da autora Cassiana Pizaia.

Local: Maple Bear (Rua Doutor Carlos da Costa Branco, 237, Jardim Nikko).

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Inscrição e informações (43) 3326-6726 ou londrina@maplebear.com.br.

(com assessoria de imprensa)