Considerada a maior dos últimos 20 anos, uma tempestade solar causou uma aurora boreal em partes da América Latina. O fenômeno também marcou presença no México, com uma rara aparição.
De acordo com o Climatempo, as auroras boreal e austral são resultado do comportamento do sol na atmosfera da Terra. O fenômeno acontece quando partículas das tempestades solares colidem com o campo magnético. Em seguida, elas vão polos do planeta e reagem com os gases atmosféricos — o que deixa o céu colorido.
A chegada das auroras, nos últimos dias, foram com cores raras até na região do Ártico: como o rosa intenso e o vermelho vivo. A última vez que ocorreu uma tempestade solar extrema foi em 1859.
Tempestade solar causa aurora boreal
O céu ganhou gradientes de rosa e roxo em Mexicali, uma cidade desértica na fronteira norte do México. Já no Chile, o fenômeno apareceu em Punta Arenas pintadas em vermelho e magenta. Ushuaia também teve a presença de auroras.
Veja também:
- Microexplosão atmosférica: fenômeno traz ventos fortes ao Sul
- Tempestade solar pode causar apagões na Terra no fim de semana
Conforme o Climatempo, diversas erupções solares muito potentes tem ocorrido durante 2024. Os fenômenos, além gerarem as luzes no céu, podem alterar as atividades eletromagnéticas do planeta.