Um dia depois de registrar 50°C de sensação térmica, o Paraná está sob alerta de temporal, segundo o Simepar. A mudança no tempo acontece ao longo desta terça-feira (13), de acordo com o órgão.
O dia começou quente e abafado na maior parte do estado e as temperaturas devem subir ao longo do dia. Conforme explica o meteorologista Lizandro Jacobsen, as regiões norte, noroeste e norte pioneiro podem ter máximas acima dos 37°C, enquanto o Litoral deve registrar pelo menos 35°C.
Todo esse calor favorece o risco de temporais, conforme o especialista. “Hoje existe um potencial ainda mais alto porque uma frente fria avança pela região sul do Brasil, o que aumenta a chance de chuva forte acompanhada de muitos raios. Não se descarta de rajadas fortes de vento durante a tarde e a noite”, explica.
O alerta de temporal é válido pelas próximas 24h, segundo Lizandro, o que também indica uma mudança para o restante da semana.
- Paraná tem alerta de onda de calor: veja as regiões afetadas – Massa News
- Trabalhar no carnaval é hora extra? Veja o que diz a lei – Massa News
- Carnaval é feriado? Entenda o que diz a legislação – Massa News
“O calor ameniza bastante nos próximos dias e, entre quarta (14) e quinta (15), as temperaturas voltam a ficar mais baixas no Paraná, principalmente nos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, onde voltam a ficar abaixo dos 30°C nos termômetros”, completa Jacobsen.
Sensação térmica de ‘derreter’ no Paraná
De acordo com o Simepar, a segunda-feira (12) foi de calor intenso em todo o estado. No Litoral do Paraná, a sensação térmica passou dos 50°C em Morretes. O calor intenso também se fez presente em Paranaguá e Guaraqueçaba, onde a sensação foi de 48°C:
- Paranaguá 48,0 °C
- Guaratuba 40,0 °C
- Morretes 50,0 °C
- Guaraqueçaba 48,0 °C
- Antonina 45,0 °C