O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quinta-feira (2), um alerta severo de chuvas intensas no Paraná. O aviso afeta, ao todo, 129 cidades do estado.
O Inmet emitiu dois alertas: laranja e vermelho. O primeiro, em que o grau de severidade indica perigo de tempestades, é válido até sexta-feira (3). O Paraná está sob risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Além disso, o alerta laranja aponta que o estado pode ter ventos de até 100 km/h e queda de granizo. O Inmet reforça que o Paraná está sob risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta severo de chuvas intensas engloba as regiões Sudoeste, Metropolitana de Curitiba, Sudeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná. De acordo com o Inmet, são 121 cidades que estão em aviso laranja para tempestades.
Paraná sob alerta severo de chuvas intensas
Também válido até sexta-feira, o alerta vermelho aponta grande perigo de tempestades e chuvas acumuladas. Segundo o Inmet, oito cidades do Sudoeste do Paraná estão sob aviso.
Veja também:
- Bombeiros do Paraná vão ao Rio Grande do Sul para auxiliar vítimas das chuvas
- Alerta vermelho de chuvas intensas atinge a região Sul
As regiões do estado podem ter chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. O instituto listou dicas para a população se precaver:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).