A baixa umidade do ar pode ser a causa dos incêndios que vêm sendo registrados? O Paraná está sob um aviso de baixa umidade do ar emitido pelo INMET e também sob alerta de risco de incêndio florestal publicado pelo Simepar.
Baixa umidade do ar causa incêndio
O Paraná vem, nos últimos dias, sob a influência de uma massa de ar seco, que tem uma extensão grande sobre o país e que pode causar incêndios florestais, como os que vêm sendo registrados.
Um aviso de baixa umidade do ar foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou um alerta de risco de incêndio florestal.
De acordo com Fernando Mendonça Mendes do Simepar, com a baixa umidade do ar, qualquer início de fogo tem a possibilidade de propagação muito grande.
“Esta condição aumenta o potencial de combustão, de foco de incêndio. A maioria deles está associado com pessoas que iniciam de alguma forma ou de outra, alguns são propositais, outros não”, relatou o especialista.
LEIA TAMBÉM:
- Frente de ar: chuva vai derrubar temperaturas no Paraná
- Fumaça chega no Paraná: queimadas deixam névoas e ‘céu cinza’
Falta de chuvas
A baixa umidade do ar não é a única causa dos incêndios, que também acontecem devido à vegetação mais seca.
Além do tempo seco, o Paraná sofre com um estresse hídrico, causado pela falta de chuvas, e que deixa a vegetação bastante ressecada, com uma facilidade muito grande para pegar fogo.
“Normalmente uma condição de vegetação mais seca é causada por conta de uma massa de ar mais frio, que é seco, mas nós estamos numa situação que tem uma massa de ar aquecido, quente e seco também“, disse Fernando.
O Simepar emitiu um alerta para risco de incêndios florestais, com validade de 24 horas.
Já o aviso de baixa umidade do ar do INMET também fala dos risco de incêndios florestais, além de problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
A umidade do ar está variando entre 20% e 12%.
Recomendações do INMET:
- Beba bastante líquido
- Não são recomendadas atividades físicas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
- Em casos de incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).