O frio intenso continua em praticamente todo o Paraná até o começo da próxima semana, com pancadas de chuva previstas até domingo (14). Mas quais são as chances de neve ou chuva congelada em Curitiba?
De acordo com o Simepar, uma massa de ar frio próxima ao estado é a responsável pela chuva constante. Além disso, o céu coberto de nuvens impede o sol de aparecer, o que causa o frio intenso mesmo sem temperaturas negativas.
Vai ter chuva congelada no Paraná?
Segundo o Simepar, as condições meteorológicas descartam a possibilidade de geada, neve ou chuva congelada em Curitiba e em todo o Paraná.
O meteorologista Reinaldo Kneib aponta que o frio intenso no estado é fruto da massa de ar frio que também atinge Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Chuva congelada ou neve? Entenda a diferença
- Alerta amarelo de chuvas intensas atinge 291 cidades do Paraná
“A massa de ar frio é associada ao tempo seco e temperatura bastante baixa. O núcleo dela está sobre o Rio Grande do Sul. Então lá está seco, tem geada, com temperaturas negativas, mas aqui no Paraná estamos sendo atingidos com a borda dessa massa de ar frio”, explica.
Nova onda de frio prevista para o Paraná
Mesmo longe das temperaturas negativas ou mesmo próximas a 0°C, a baixa amplitude térmica é a principal responsável pelo frio intenso sentido em praticamente todo o Paraná.
“Ainda deveremos ter outra onda de frio que pode provocar temperaturas abaixo de zero, mas essa semana é a mais gelada do ano em questão de temperatura média”, destaca Kneib. “Existe quase uma estabilidade na temperatura, não está variando durante o dia. Somada a chuva, frio, umidade, isso gera um desconforto bastante grande nas pessoas”.
A amplitude térmica é medida pela diferença entre as temperaturas máxima e mínima registradas no dia.
Em Curitiba, por exemplo, a amplitude térmica para esta quarta-feira (10) é de apenas seis graus, com previsão de temperaturas variando entre 10°C e 16°C ao longo de todo o dia.