Chuva congelada e neve: qual a diferença? De acordo com o Google Trends, a pesquisa dos dois termos aumentou nos últimos dias.
O Paraná, conforme o Google Trends, é o estado onde os moradores mais pesquisam sobre os fenômenos. Só o termo “neve” soma 96% das procuras recentes.
Mas, afinal, qual a diferença entre chuva congelada e neve? Ambos os fenômenos ocorrem quando a região registra frio intenso.
Diferença de chuva congelada e neve
Chuva congelada
Segundo o Climatempo, chuva congelada é um dos tipos de precipitação invernal associadas a locais gelados, onde faz frio abaixo de 0°C.
Veja também:
- Onda de frio segue intensa no Paraná: vai ter chuva congelada?
- Paraná tem alerta de perigo para chuvas intensas: veja cidades
A chuva congelada ocorre quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva. Porém, congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.
Neve
De acordo com o Climatempo, a neve aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem em uma nuvem. “De uma forma genérica, em meteorologia dizemos que precipitação é tudo que cai das nuvens. A neve é um tipo de precipitação, que apesar do aspecto “fofinho” é considerada precipitação do tipo sólida”, diz.
A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas depois vira um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete. “Cada cristal de gelo é único, com uma organização espacial diferente. Não existe um igual ao outro na natureza e já foram catalogados milhares de formações”, finaliza o Climatempo.