A formação de um ciclone extratropical na Argentina deve afetar o tempo na região sul do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que ele ganhe força ainda nesta segunda-feira (15).
De acordo com o Inmet, entre terça e quarta (16 e 17) o ciclone vai se juntar à frene fria que já atinge o sul brasileiro, e pode avançar até a região sudeste ao longo da semana.
“O padrão é comum para esta época do ano”, informa o Inmet, ressaltando que “é possível e bastante provável que ocorram mudanças na previsão, especialmente no que se refere a intensidade e data de formação do possível ciclone e frente fria”.
O Inmet também reforça que há “diferenças significativas” na quantidade de chuva prevista para cada região afetada pelo ciclone extratropical e, por isso, é preciso ter cautela sobre grandes volumes.
- Alerta laranja de tempestade atinge mais de 260 cidades do Paraná
- BR-101 interditada: deslizamento de terra bloqueia rodovia
- Buraco BR-277: cratera se abre pela oitava vez e gera prejuízo
A frente fria que atinge o sul do Brasil já causou sérios problemas principalmente em Santa Catarina. Entre as principais ocorrências está a interdição de um trecho da BR-101 próximo ao município de Palhoça (altura do Morro dos Cavalos).