Um ciclone extratropical no sul do Brasil, junto a uma frente fria, irá influenciar na formação de temporais e ventania nos próximos dias.
Ciclone extratropical no sul do Brasil
Os moradores da região sul do país devem enfrentar instabilidade no tempo.
O avanço de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano, contribuem com a chuva, assim como ventos fortes, com rajadas variando entre 71 a 90km/h.
O principal alerta nesta quarta-feira (21) será para a região sul do Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira (22), a condição segue avançando, e o alerta de temporais, com possibilidade de granizo em algumas regiões, se estende para todo o estado gaúcho.
LEIA TAMBÉM
- Onda de calor no Paraná: alerta vermelho para altas temperaturas
- Previsão de frente fria aponta mínima de 1˚C; veja
Chuvas no Paraná:
As fortes chuvas chegam ao Paraná e Santa Catarina a partir de sexta (23), também com possibilidade de ventos acima dos 70km/h.
No sábado (24), a chuva perde intensidade, mas segue presente em quase todo o sul, com previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.
O ciclone extratropical começa a se afastar da costa brasileira no domingo (25), e a instabilidade no tempo fica mais presente nas regiões oeste e litorâneas do sul do Brasil.
Na próxima semana a previsão é de tempo firme, entretanto, com temperaturas baixas devido a permanência da frente fria depois da chuva.
*Com supervisão de Douglas Pimentel