O avanço de um ciclone no Paraná deixa o estado em alerta amarelo de chuvas intensas nesta quarta-feira (23). O fenômeno vai mudar o tempo na região.
De acordo com o Climatempo, deve ocorrer a formação de uma frente fria no Paraná e de um ciclone extratropical. A queda da pressão do ar entre o Paraguai, o Brasil, Argentina e Uruguai também facilita a formação de chuva forte no Sul do país.
A passagem do ciclone, conforme o Climatempo, vai deixar o mar agitado. Porém, na medida em que o fenômeno se afasta em alto-mar, seus efeitos enfraquecem tanto no continente quanto nas áreas próximas ao litoral.
Alerta amarelo de chuvas intensas durante ciclone no Paraná
Além do avanço do ciclone, o Paraná está em alerta amarelo de chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 240 cidades estão sob risco de temporais.
O alerta indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Com os temporais, as cidades do Paraná podem registrar ventos intensos (40-60 km/h).
VEJA TAMBÉM:
- Nova frente fria no Paraná traz chuvas e queda de temperatura
- Alerta de ciclone no Paraná prevê ventos fortes e chuvas
Segundo o Inmet, apesar do alerta, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.