Um novo ciclone extratropical vai avançar no Sul do Brasil entre sexta-feira (18) e sábado (19), segundo o Climatempo. O fenômeno provoca chuva forte com risco de temporais e deixa o Paraná em alerta laranja.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Paraná pode ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. O estado deve registrar, ainda, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”,
diz o aviso do Inmet.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Veja também:
- Frente fria muda o tempo no Paraná a partir desta sexta (18)
- Chuva de granizo atinge casas e causa estragos em Pinhão
O instituto também alerta para que os paranaenses não estacionem os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Frente fria no Paraná
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) comunicou que a sexta-feira será de alterações importantes nas condições atmosféricas em todas as regiões do Paraná.
“Uma frente fria se desloca pelo estado e ocasiona a ocorrência de chuva e rajadas de vento fortes e incidência de trovoadas. O ramo frio do sistema frontal atinge primeiramente as regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina e a divisa com Santa Catarina”,
diz o Simepar.
A tarde e a noite, os temporais se espalham para as faixas norte e leste do Paraná. Antes da chegada da chuva, o tempo fica quente e o vento se apresenta variável no estado.