Ciclone no Paraná! De acordo com o Climatempo, o fenômeno pode causar rajadas de vento no Estado na próxima terça-feira (12).
O evento ocorre quando há uma queda rápida da pressão atmosférica no centro de um sistema ciclônico, uma condição conhecida como ciclogênese explosiva.
De acordo com os modelos meteorológicos, o ciclone bomba no Paraná tem previsão de formação na próxima terça-feira (12), sobre o mar, próximo à costa do Sul.
VEJA TAMBÉM:
- Alerta de chuvas intensas coloca todas as cidades do Paraná em risco
- Vídeo mostra destruição causada pela chuva em General Carneiro
“Para que um ciclone seja classificado como bomba, ele precisa ter uma queda de 24 milibares ou mais em 24 horas. O processo acontece principalmente em regiões de alta latitude, onde massas de ar muito frias encontram massas de ar mais quentes, criando um forte gradiente de pressão que intensifica o ciclone rapidamente”, explica o Climatempo.
Ciclone no Paraná
Segundo o Climatempo, o sistema não deve atingir o território brasiliero diretamente. No entanto, vai contribuir para o aumento da intensidade dos ventos em grande parte do Sul, trazendo rajadas de vento significativas para as regiões próximas ao litoral, principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.