Entre quinta (2) e sexta-feira (3), um novo ciclone extratropical vai avançar no Sul do Brasil, de acordo com o Climatempo. O fenômeno pode provocar temporais e ventos fortes, o que deixa o Paraná em alerta laranja.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta quarta-feira (1°), um aviso de tempestade no Paraná. O alerta é válido até às 10h desta quinta-feira.
No aviso, o instituto aponta que o Paraná pode ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, o estado pode ter registro de ventos intensos (entre 60 a 100 km/h) e queda de granizo.
Segundo o Inmet, as chuvas podem trazer o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Em caso de rajadas de vento, a orientação é para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Veja também:
- Litoral do Paraná vai sediar etapa de competição nacional de surf
- Paraná pede para Enem ser adiado em cidades afetadas por chuvas
Também não é recomendável que as pessoas estacionem os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet alerta, ainda, para que os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados.
Ciclone no Paraná
Conforme o Climatempo, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam o início de um processo de ciclone sobre a região Sul do Brasil.
“Os ciclones observados no último mês tiveram formação oceânica, enquanto esse, tem seu processo inicial no continente e atuação costeira após sua completa formação. O que o torna bastante perigoso”,
diz o CIimatempo.
Além disso, condições de circulação atmosférica em níveis médios e altos compõem uma “combinação explosiva para o desenvolvimento de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que provocam temporais”, finaliza o Climatempo.