Neste ano, o Paraná registrou altas temperaturas com as ondas de calor que passaram pelo estado no final de setembro e início de novembro. Apesar dos termômetros nas alturas, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os dias mais quentes do Paraná aconteceram em outros anos.
De acordo o sistema, o estudo leva em conta as temperaturas registradas a partir de 1997, quando foram instaladas as redes de estações meteorológicas na região.
Dias mais quentes do Paraná
Em todo o estado, o recorde de temperatura foi em dezembro de 2018 na cidade de Antonina, no Litoral do Paraná. Na cidade, os termômetros registraram 44,9°C na sombra.
O segundo dia mais quente da história na medição do Simepar foi em outubro de 2020 quando, em Loanda, no Noroeste do estado, o termômetro chegou na casa dos 43,2° C.
Em seguida, vem a cidade de Guaraqueçaba, também no Litoral, em que o calor chegou a 43,1°C em janeiro de 2019.
Veja também:
- Curitiba registra um dos dias mais quentes da história
- Tempo no Paraná: confira a previsão desta terça (5)
Dias mais quentes em Curitiba
Curitiba também registrou altas temperaturas que os curitibanos não vão esquecer. O dia mais quente registrado na capital paranaense foi em janeiro de 2019, quando a temperatura chegou a 35,9°C.
O segundo dia mais quente em Curitiba foi em outubro de 2020, com 35,6°C. A terceira maior temperatura na capital foi 35,5°C em fevereiro de 2014.
Com supervisão de Gabriel Sartini