A frente fria no Paraná está chegando! De sábado (29) até a terça-feira (2), a temperatura média em todo o estado ficará abaixo dos 10°C. É a primeira onda de frio intensa no estado em 2024 e nesta frente fria tem alerta de geada no Paraná.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), cidades como Palmas e General Carneiro podem registrar mínimas de até -2°C no domingo (30).
Em Londrina, Maringá e no Litoral, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 7°C. A capital paranaense vai registrar mínima de 1°C no domingo, com sensação térmica menor devido aos ventos da frente fria no Paraná.
Onda de frio no Paraná: quando chega?
De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, a mudança brusca de temperatura ocorre devido a entrada da frente fria no Paraná a partir desta sexta-feira (28).
Com frio intenso chegando, as geadas marcam presença no estado. Nas regiões Sul e Sudoeste, o fenômeno poderá ocorrer no fim de semana. De acordo com o Simepar, na Região Metropolitana de Curitiba, a geada será um pouco mais branda Colombo e Araucária.
Veja também:
- Onda de frio atinge o Paraná e mínimas chegam a 1°C: veja previsão
- Alerta Laranja: geada forte ameaça cidades do Paraná
“As temperaturas permanecem baixas mesmo durante a parte da tarde, quando o sol estiver mais forte. Em cidades como Curitiba e União da Vitória, a temperatura não passará dos 12°C, e em Guarapuava, a máxima será de 14ºC”,
Kneib.
Cidades que terão frio extremo no Paraná
- Palmas: -2°C;
- General Carneiro: -2°C;
- Guarapuava: 1°C;
- Ponta Grossa: 1°C;
- União da Vitória: 1°C;
- Curitiba: 2°C;
- Pato Branco: 3°C;
- Francisco Beltrão: 3°C;
- Cascavel: 4°C.