A frente fria no Paraná vai avançar a partir deste sábado (24). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a onda de frio virá após o estado registrar dias chuvosos.
A nova massa de ar polar, vinda da Antártica, vai trazer chuva. Além disso, vai derrubar as temperaturas para marcas negativas e provocar geada no Paraná.
De acordo com o Simepar, a precipitação acumulada no fim de semana deve chegar a 30 milímetros em algumas regiões do Paraná. A chuva deve ser maior especialmente no Oeste, Centro-Sul, Litoral e na Grande Curitiba.
Frente fria chegando no Paraná
O Simepar reforça que, apesar da onda de frio e passagem de frente fria, o mês é seco por característica. Dessa forma, qualquer massa de ar quente que venha do Norte e Centro-Sul vai impactar no transporte de poluentes e no alastramento de queimadas.
Veja mais notícias sobre o tempo no Paraná:
- Alerta laranja de tempestade atinge mais de 60 cidades no Paraná
- Ciclone traz frio, ventos de 90 km/h e chuvas ao Paraná
Logo na sequência da chuva, chega a frente de ar fria. A previsão aponta -3,5ºC em General Carneiro, -1ºC em Palmas e 1ºC em Curitiba na próxima segunda-feira (26).
A temperatura vai cair em todo o estado devido à atuação do sistema de alta pressão, que joga ar frio dos altos níveis para a superfície.