Fumaça avança no Sul e traz ventos quentes ao Paraná

A fumaça no Paraná pode retornar devido a correntes de vento da região Norte do Brasil, de acordo com o MetSul. O Rio Grande do Sul é a área mais afetada.

fumaca-no-parana
Foto: Patryck Madeira/SEDEST

A primeira semana da primavera terá o retorno da fumaça ao Sul do Brasil com base em dados de modelos de dispersão de aerossóis.

De acordo com o MetSul, o número de focos de calor por queimadas neste mês no Brasil já chega a 71.019. O valor já está acima da média histórica de setembro, de 64.052.

Parte da fumaça que alcança o Sul do Brasil vem da Bolívia, onde ocorre uma quantidade de queimadas muito acima do normal.

Fumaça no Paraná

De acordo com o MetSul, os ventos também chegam por uma corrente de jato em baixos níveis que se origina no Sul da Amazônia.

VEJA TAMBÉM:

A corrente de jato traz ar quente. O fenômeno provoca a onda de calor que atinge o Paraná. Junto com o ar quente do Norte, vem a fumaça das queimadas.

Com isso, o céu pode ficar mais acinzentado e com aspecto fosco no Sul do país. Ainda conforme o MetSul, a fumaça da Amazônia pode descer até ao Sul e alcançar a região de Buenos Aires (e mais raramente o Norte da Patagônia).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.