Uma tempestade de granizo em Pinhão, no interior do Paraná, assustou motoristas e moradores da região. O fenômeno aconteceu no último fim de semana e as imagens foram amplamente compartilhadas nas redes sociais.
Granizo em Pinhão atrapalha vida de motoristas e moradores
A Defesa Civil do município distribuiu lonas para cobrir os telhados destruídos pela chuva de granizo em Pinhão, e continua atuando para levantar outras necessidades da população.
Conforme revelou o portal VVale, carros, motos e caminhões que passavam pela PR-170 durante a ‘chuva de pedras’ tiveram que procurar locais para se protegerem de danos aos veículos – e também para evitar acidentes, já que a pista ficou extremamente escorregadia.
Porque choveu tanto granizo?
De acordo com o Simepar, a queda de granizo no último fim de semana aconteceu devido a ‘processos dinâmicos’ que atuaram sobre o Paraná.
“O que determinou a formação de temporais foram os processos dinâmicos, que atuaram em baixos (uma frente semi-estacionária e um cavado – que é uma área de baixa pressão – sobre o PR) e em altos níveis (presença de um sistema denominado “jato de altos níveis”)”, diz a nota do Simepar.
- Frio e chuva com dias contados: calor vai voltar em Curitiba
- Alerta amarelo de chuvas intensas atinge Curitiba e região
“A atuação desses sistemas, associado a abundância de umidade próximo à superfície, promoveu os temporais que observamos hoje. A formação de granizo se deu por conta das fortes correntes ascendentes produzidas por esses sistemas”, explica o órgão.