A estação mais gelada do ano começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira (20) e segue até 22 de setembro. O inverno 2024 no Paraná terá períodos de frio intenso.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura deve ficar em torno de 1º C a 2º C acima da média para a estação, consequência do La Niña.
Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os termômetros vão oscilar entre 9,5ºC e 23,3ºC. As mínimas serão registradas no Sul, com média variando entre 8,1ºC e 23,2ºC, além de ocorrências de geadas. Norte e Oeste, por sua vez, atingirão picos superiores a 28ºC.
Inverno 2024 no Paraná
De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, o inverno 2024 no Paraná terá menor volume de chuva. A baixa precipitação favorece passagem de sistemas frontais, em sua maioria frentes frias, o que traz massas de ar frio e seco de origem polar.
Veja também:
- Alerta amarelo de chuvas intensas afeta 46 cidades do Paraná
- Frente fria avança e deixa tempo instável no Paraná: veja previsão
Segundo o meteorologista, julho e agosto costumam ser os meses mais secos. As chuvas se tornam mais frequentes a partir da segunda quinzena de setembro devido ao aquecimento acentuado da atmosfera.
Dessa forma, a tendência é que a precipitação acumulada fique pouco abaixo da média. “Outro fenômeno típico da estação é a ocorrência de nevoeiros com intensidade e duração diretamente associadas ao padrão de tempo predominante na região. Mas, a partir da elevação da temperatura durante o dia, essa neblina logo se dissipa”, afirma o meteorologista.