O inverno em Curitiba em 2024 e em todo o país começa nesta quinta-feira (20), às 17h51 (horário de Brasília), quando ocorre o solstício da estação.
A formação do fenômeno La Niña vai influenciar no volume de chuvas e nas temperaturas durante o inverno em Curitiba em 2024. De acordo com o Climatempo, os bloqueios atmosféricos nas regiões central e leste do Brasil poderão aumentar a precipitação.
Ainda conforme o Climatempo, a região Leste do Paraná pode registrar volumes de chuva mais elevados que o normal. A condição deve ocorrer principalmente em agosto.
“O risco de chuvas volumosas e persistentes diminui gradualmente ao longo da estação, mas ainda existe risco por conta das frentes frias com deslocamento oceânico entre agosto e setembro”,
diz o Climatempo.
Inverno em Curitiba em 2024
A maior frequência de massas de ar frio é consequência do La Niña. Segundo o Climatempo, os dias frios serão mais frequentes do que em 2023 em Curitiba e região.
Veja também:
- Onda de frio: queda brusca de temperatura em Curitiba com mínima de 1°C
- Inverno começa na quinta-feira: veja como será a estação no Paraná
Há maior propensão para ocorrência de neve nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina comparado a 2023. O Paraná vai seguir com risco de geada durante a estação.
O inverno vai marcar presença em Curitiba no fim de junho. A cidade terá temperaturas baixas nos próximos dias, com mínimas que podem chegar a 1°C.