A onda de calor no Paraná vai voltar na próxima semana, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A estabilidade atmosférica vai voltar a predominar em grande parte do Paraná. De acordo com o Simepar, apenas na região Leste, devido à circulação dos ventos do oceano, há uma maior cobertura de nuvens entre a Serra do Mar e as praias.
“As ondas de calor são caracterizadas por extensa massa de ar quente e seco que fica estagnada e persiste por pelo menos 5 dias consecutivos sobre a mesma região e provoca temperaturas de 5 °C acima da média”, diz o Simepar.
O tempo se mantém estável na próxima semana, com possibilidade de restrição de visibilidade no amanhecer. Não há previsão de chuvas.
Onda de calor no Paraná vai até quando?
Com o tempo seco, esquentará bastante à tarde, com exceção do Litoral do Paraná. A região ainda deve apresentar baixa amplitude térmica, em função da presença de nuvens.
VEJA TAMBÉM:
- Governador decreta situação de emergência no Paraná por estiagem
- Setembro terá eclipse lunar, superlua e ‘cometa do século’: veja datas
Também haverá baixos índices de umidade relativa do ar durante a tarde (abaixo de 30%) em muitas regiões do Paraná.
De acordo com o Simepar, uma massa de ar aquecida e seca impede o avanço de sistemas que possam provocar chuvas. “Por isso, teremos uma sequência de dias com muito calor no estado. O tempo muito seco e quente compromete a qualidade do ar e aumenta o risco de queimadas”, diz.
Onda de calor 2024
Com a chegada do fenômeno ao Paraná nos próximos dias, o tempo vai ficar seco. Além disso, cidades do estado vão registrar temperaturas altas em setembro.
Paranapoema, no Noroeste do Paraná, pode marcar máxima de 40°C na próxima semana. Com a onda de calor, todas as cidades do estado vão registrar temperaturas elevadas.