O Paraná está em alerta amarelo para chuvas, ventos fortes e queda de granizo entre esta segunda-feira (7) e terça-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Uma frente fria avançou na região Sul do Brasil no início desta semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), espera-se um aumento de umidade no estado, situação que também favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade.
Com o tempo instável no Paraná, pode ter registro de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem alcançar 40-60 km/h. Além disso, o alerta amarelo do Inmet reforça que pode haver queda de granizo.
Veja também:
- Litoral do Paraná tem alerta de ressaca com ondas de até 2,5 metros
- Veja a previsão do tempo para segunda-feira (7) no Paraná
O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Os temporais devem atingir também toda a “metade sul” do Paraná. Veja as orientações do Inmet para o fenômeno:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com a chegada da frente fria, o Paraná deve registrar queda de temperatura na terça-feira: “Devido a maior presença de nebulosidade e da precipitação, as temperaturas apresentam menor variação, com maior destaque para o Leste do Paraná”, diz o Simepar. No Noroeste e no Norte Pioneiro segue quente, com chuvas localizadas.